domingo, 28 de julho de 2013

Omaha Beach (27.07)

Terminada a nossa estadia em Flers, terra que nos acolheu durante dois dias e nos recebeu calorosamente. Seguimos então para o cemitério americano da Normandia, que se encontra junto à praia de Omaha, onde se deu o desembarque das tropas aliadas no denominado "Dia D" da 2ª Guerra Mundial, no qual estão sepultados cerca de 10 mil soldados.
Ao entrar no cemitério foi comovente sentir o silêncio de todos nós perante o impacto com o local. Foi realmente emocionante pensarmos que todos aquelas campas pertenciam a soldados que morreram injustamente, sendo que muitos deles tinham a nossa idade quando faleceram.
Observámos que nem todas as campas tinham cruzes, símbolo cristão, mas que algumas apresentavam-se com a estrela de David, que simboliza a religião judaica. As respetivas campas apresentavam um alinhamento bastante estético, sendo que estas estavam alinhadas em várias direções.
Quem por lá passa deixa muitas vezes flores e na ausência destas conchas ou pedras, nas campas dos soldados.
Temos ainda a dizer-vos que nem este texto, nem nenhuma fotografia vos vai transmitir aquilo que realmente se sente quando por lá se passa.
Após a visita ao cimitério, seguimos em direção à praia de Omaha, descendo cerca de 105 degraus para a alcançar, os quais subimos com grande rapidez devido à chuva que se fazia sentir. Bastante molhados e cansados seguimos viagem até à então esperada cidade de Paris, onde dentro do autocarro e ainda ao longe já podiamos ver a Torre Eiffel e o rio Sena sobre o qual passámos.
Mais uma noite de chuva nos esperava no parque de Touquin, porém nada impediu a nossa instalação e o bom ambiente do grupo.
Beatriz Nogueira e Patrícia Belém